10 características do software de comércio exterior eficiente

O avanço tecnológico vem transformando todas as áreas e modernos sistemas de Comércio Exterior chegaram para aperfeiçoar a rotina complexa dos profissionais do setor.


Essa é uma excelente notícia, afinal, muitos processos de Comércio Exterior são gerenciados manualmente o que impacta diretamente em produtividade e compliance nas organizações.


Fazendo uso de planilhas e e-mails para follow up, os gestores não conseguem ter dados atualizados em tempo real. Tampouco integram as informações para que todos os interessados tenham acesso a elas – quando e de onde precisarem.


Outro desafio é que existem no mercado ferramentas simplificadas que não conseguem oferecer todas as funcionalidades que o Comércio Exterior necessita. Assim, elas até permitem realizar uma ou outra tarefa, mas exigem algumas ações manuais.


Essa situação gera muitos problemas ao setor, especialmente quando o trabalho atinge um nível alto de complexidade e quantidade de processos. 


Diante desse cenário, é evidente a necessidade de soluções que atendam a operação de ponta a ponta e são essenciais para oferecer eficiência e agilidade. E, ao mesmo tempo, minimizar erros que costumam gerar grandes prejuízos à empresa.


Contudo, com tantas opções oferecidas pelo mercado, como escolher uma solução completa que atenda todas as exigências de um trabalho tão cheio de detalhes?


Essa pode ser, mesmo, uma tarefa difícil. Mas nós vamos simplificar para você com este artigo. 


Siga a leitura e confira as 10 características que não podem faltar em um software de Comércio Exterior eficiente!


Simplificar, dar visibilidade e automatizar as tarefas do setor


Como já dissemos, a gestão dos processos de Comércio Exterior é complexa. Portanto, a primeira facilidade que um software de Comércio Exterior deve oferecer é a automatização das atividades da área.


Eliminando tarefas manuais, a rotina fica bem mais simples e ágil, com atualização em tempo real. 


Assim, o setor ganha visibilidade a toda operação e garante o cumprimento de todas as exigências regulatórias relativas à importação, exportação e trânsito de cargas.


Mas, atenção: prefira um sistema de Comércio Exterior que seja completo. De nada adianta pagar menos por uma solução que não oferece recursos para acompanhar a operação em 360°!


Software de Comércio Exterior deve integrar sistemas


Uma boa ferramenta deve ter integração facilitada com os principais ERPs do mercado como SAP, Oracle etc., além dos sistemas legados. Entre esses sistemas de gestão que permitem acesso a dados da empresa, dois players se destacam: SAP, Oracle.


Da mesma forma, o software de Comércio Exterior deve se integrar aos sistemas do Governo que são voltados ao setor, entre eles: Portal Único de Comércio Exterior, Sefaz, etc.


Ter Catálogo de Produtos


Um sistema de Comércio Exterior que tem essa funcionalidade, facilita o preenchimento da Declaração Única de Importação (DUIMP), elevando a qualidade da descrição do produto e evitando erros na classificação fiscal. Ou seja, é crítico e obrigatório que a ferramenta possua esse módulo de Gestão de Risco.


Auxiliar a empresa a atuar como Operador Econômico Autorizado (OEA)


Mesmo tendo adesão voluntária, o Programa Operador Econômico Autorizado (OEA) da Receita Federal (RF) oferece vantagens para a empresa que atua em Comércio Exterior. 


No entanto, para conquistar essa certificação, é preciso participar de um rigoroso processo. Um bom software, como ONESOURCE Global Trade, é o apoio ideal para conquistar os requisitos exigidos pela RF e tornar-se um OEA.


Um software de Comércio Exterior de qualidade oferece a função de BI


Com tantas informações relacionadas a cada um dos processos de Comércio Exterior, é preciso localizar e cruzar dados com velocidade para garantir providências no tempo certo e decisões assertivas.


Uma ferramenta que tenha a função de Business Intelligence (BI) permitirá muitas vantagens para a empresa. Por exemplo: gerar um relatório detalhado com visão personalizada para a área financeira ou fábrica, apuração de dados sobre processos junto aos órgãos fiscalizadores, entre outros.


Acompanhar e gerenciar operações de câmbio


Com módulos para acompanhar e gerenciar operações de câmbio, uma solução completa para Comércio Exterior permite: controle e gerenciamento de pagamentos e recebimentos em moeda estrangeira; controle e cálculo da variação cambial;  gerar contrato de câmbio, cálculo de taxas financeiras e muito mais.


Possui módulos operacionais de importação e exportação


Atenção: nem todos os sistemas para Comércio Exterior possuem esses dois módulos, dificultando a gestão de processos e a adoção de regimes especiais – tão benéficos para a companhia.


Painel para acompanhar pendências


Se um dos objetivos do software para Comércio Exterior é tornar a rotina mais prática, antes de decidir pela solução adequada, certifique-se que ela possui painéis para acompanhar o trâmite dos processos.


Nesse sentido, ONESOURCE Global Trade possui duas funcionalidades excelentes:


Tracking Sys – acompanhamento online de cargas marítimas;


Widgets –  pequenas janelas temáticas que permitem priorizar processos críticos, fazendo um acompanhamento detalhado até sua resolução.


RECOF, RECOF SPED, Depósito Especial, REPETRO SPED e Industrialização – Regimes Especiais que o ONESOURCE Global Trade tem:


Usar esses regimes garantem muitas vantagens à companhia. Mas é preciso um software moderno, como o ONESOURCE Global Trade para oferecer essas funcionalidades.


Com ele, fica muito mais simples garantir compliance fiscal e aduaneiro, maximização de resultados, soluções para apoiar o negócio na obtenção e gestão desses regimes. E muito mais!


Oferecer suporte especializado


A última, mas não menos importante, característica de um software de Comércio Exterior é contar com um serviço de suporte especializado.


A NGR Global é um dos principais parceiros Thomson Reuters, com mais de 200 projetos realizados a nível LATAM, possui equipe técnica de alto nível que oferece atendimento com conhecimento no cenário do cliente.


Transforme a sua gestão de comércio exterior, com mais agilidade, eficiência e praticidade. Para isso, escolha uma empresa com expertise comprovada e que seja parceira certificada da Thomson Reuters, desenvolvedora da solução mais completa: o ONESOURCE Global Trade.


Não perca tempo. Fale agora mesmo com a equipe da NGR Global Trade e conheça todas as funcionalidades e facilidades do ONESOURCE Global Trade.


FALAR COM ESPECIALISTAS EM COMÉRCIO EXTERIOR


33 dias atrás - 8 min


Compartilhe:

INSCREVA-SE