Outsourcing de TI – Tudo que você precisa saber!

Há tempos que a terceirização ganhou espaço, sendo uma das expressões mais usadas no ambiente corporativo, gerando vantagens para quem opta seguir por esse caminho. 


A terceirização de TI, da mesma forma que outros setores, tem sido cada vez mais comum, em busca de maior eficiência e economia para as empresas. Mas é preciso cuidado para não errar e usufruir de todos os benefícios possíveis.


Entenda o que é o outsorcing de TI e saiba o que seu negócio ganha ao adotar essa prática, lendo este conteúdo especial sobre o assunto. 


Por dentro do conceito de outsorcing  de TI


Outsorcing de TI, ou terceirização de TI, é o nome dado à prática de contratar terceiros para cuidar dos serviços de tecnologia da informação de uma organização. 


A empresa escolhida pode ser do mesmo país em que está sediada a sua empresa ou de outros países: nearshore, empresas de país próximo geograficamente, ou offshore, quando se contrata uma empresa de país estrangeiro, aproveitando estabilidade política, custos mais baixos e impostos inferiores.


O serviço mais comum é o armazenamento de dados da empresa contratante, o que é mais econômico do que manter uma infraestrutura para essa função. Porém, a terceirização de TI pode envolver outros tipos de serviços, como suporte técnico, softwares, treinamento de equipes, etc.


Veja lista com os principais itens a serem terceirizados no próximo tópico e lembre-se: cada organização deve avaliar as suas necessidades para que o outsorcing de TI ofereça a melhor relação custo-benefício possível.


Serviços de TI que podem ser terceirizados


Existe uma infinidade de serviços de tecnologia da informação que podem ser executados por uma empresa parceira. Conheça os principais:



  1. Desenvolvimento de softwares e sites – incluindo hospedagem do site;

  2. Suporte ou gerenciamento de aplicativos;

  3. Suporte técnico interno e externo, se preciso;

  4. Desenvolvimento ou gerenciamento de banco de dados;

  5. Instalação e suporte de hardware, software e rede.

  6. Segurança da informação e recuperação de desastre;

  7. Armazenamento e gerenciamento de dados;

  8. Treinamento de equipes para usar a infraestrutura e conscientizar sobre os cuidados com a proteção do ambiente;

  9. Business Intelligence, visando selecionar dados relevantes para decisões mais assertivas e crescimento organizacional;

  10. Adequação à leis como GDPR e LGPD.


Claro que cada um desses serviços será executado por profissionais altamente capacitados, fazendo uso dos mais modernos recursos tecnológicos existentes.


Terceirizar ou não terceirizar? Eis a questão!


A decisão de optar ou não pela terceirização de TI deve ser bem pensada, considerados fatores importantes como:



  • O departamento interno de TI tem condições de oferecer um serviço melhor e mais ágil, quando comparado com a empresa de terceirização?

  • Temos conhecimento e capital para adotar as tecnologias necessárias ao desenvolvimento do serviço desejado?

  • Se a terceirização de TI não for positiva, será possível rescindir contrato e dar continuidade ao trabalho com equipe interna, sem gerar grandes inconvenientes? 

  • Posso dividir os serviços que precisamos terceirizar entre várias empresas prestadoras?

  • A empresa terceirizada oferece contratos mais curtos, minimizando riscos de mudanças no mercado e de tecnologias? 


Além das questões acima, coloque na mesa outras que ajudarão a definir se o outsourcing é mesmo o melhor caminho para seus negócios. E, muito importante, conte com profissionais capacitados para avaliar a proposta de terceirização de TI recebida e garantir que está contratando exatamente o que precisa – e pelo preço justo!


Riscos e benefícios do outsourcing


Toda moeda tem dois lados e é preciso pesar riscos e benefícios. Acompanhe quais são eles, no caso de terceirizar serviços de tecnologia da informação.


Riscos 


Para começar, é preciso cuidado para não perder o controle de todas as informações e recursos depositados nas mãos de terceiros, assim como ter garantida a segurança da informação.


Outro ponto é que o parceiro não entende seu negócio tão bem quanto você, sendo preciso criar um processo que leve ao necessário aprendizado. 


Benefícios do outsourcing de TI


Se grandes e bem-sucedidas empresas em todo o mundo optam por terceirizar esses serviços, claro que existem bons motivos para isso. Apontamos os principais a seguir:



  1. Mais tempo para se concentrar na estratégia de negócios, com aumento de eficiência e produtividade;

  2. Contar com conhecimento e ativos externos de alta categoria;

  3. Maior segurança da informação, com o uso de soluções modernas para proteção digital;

  4. Agilidade na implementação de novos recursos tecnológicos;

  5. Despesas reduzidas com mão de obra e aquisição de equipamentos ou softwares.


Como escolher o parceiro ideal em outsourcing de TI


Todas as facilidades proporcionadas pela terceirização de TI só serão alcançadas com a escolha do parceiro certo para suas necessidades.


Além de buscar uma empresa idônea, com ampla experiência no mercado, é importante que ela seja versátil e capaz de entender bem os objetivos e dores de seu negócio.


A NGR Global possui quase duas décadas de atuação no mercado, e tem atendido inúmeras organizações que decidem pela terceirização de TI, oferecendo um modelo de squads com equipes de trabalho multidisciplinares e dinâmicas, que minimizam os riscos de outsourcing.


Conheça nossas soluções e veja os benefícios que elas podem oferecer ao seus negócios.


286 dias atrás - 5 min

Há tempos que a terceirização ganhou espaço, sendo uma das expressões mais usadas no ambiente corporativo, gerando vantagens para quem opta seguir por esse caminho. 

A terceirização de TI, da mesma forma que outros setores, tem sido cada vez mais comum, em busca de maior eficiência e economia para as empresas. Mas é preciso cuidado para não errar e usufruir de todos os benefícios possíveis.

Entenda o que é o outsorcing de TI e saiba o que seu negócio ganha ao adotar essa prática, lendo este conteúdo especial sobre o assunto. 


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