Perfil e desafios do Gestor de Comércio Exterior

Afinal, o que faz um Gestor de Comércio Exterior? Quais são seus desafios e qual o perfil desse profissional?


Se você tem essas dúvidas sobre a profissão ou, ainda, se quer saber se o Comércio Exterior (Comex) é a carreira certa para você, este blog post vai te ajudar a entender melhor essa profissão.


Além disso, também vai mostrar as principais características de Comex.  Então, acompanhe e fique por dentro!


O que faz o profissional de Comércio Exterior 


As funções do profissional de Comex seguem uma hierarquia de cargos semelhante às de outras áreas. Assim, podem ser divididas em duas partes. 


A primeira é a de analista, que operacionaliza as estratégias de importação e exportação. Já o Gestor de Comércio Exterior orienta os coordenadores para que a operacionalização esteja conforme as metas e direcionamento das organizações.


São muitas as responsabilidades do Gestor de Comércio Exterior, contudo, podemos destacar entre as principais:



  • Gerenciar sua equipe de Comex e responder pela área de comércio exterior da empresa;

  • Planejar e coordenar toda parte de suprimentos pertinentes à área de Comércio Exterior;

  • Comex também deve coordenar toda a carteira de suprimentos da empresa de forma a garantir a continuidade da operação nos mercados local e de produtos importados de forma a não comprometer o fluxo de caixa da empresa.


Importância do Gestor de Comércio Exterior


O profissional de Comex possui grande relevância na economia, afinal, seu trabalho é muito importante para a balança comercial do Brasil, bem como para o desenvolvimento de nosso país no mercado mundial.


O Gestor de Comércio tem um perfil multidisciplinar, com conhecimento de assuntos diversos, entre eles, política, legislação aduaneira, economia e atendimento ao cliente.


Principais características que compõem o perfil do profissional de Comex


A busca por mão de obra qualificada para atuar no Comércio Exterior é um dos desafios do setor. Por isso, acompanhe a seguir as principais características desses profissionais, prepare-se e comece a construir uma carreira promissora.


1. Capacidade de negociar


Quem atua em Comex precisa ser um bom negociador. Afinal, precisa estabelecer conexões com pessoas de diferentes regiões e culturas, ter capacidade para apresentar serviços e produtos. Assim, conseguirá obter os melhores resultados para a empresa que representa.


Nesse sentido, confira algumas dicas básicas para enfrentar um dos maiores desafios, que é a negociação. Elas fazem parte da estratégia de um dos grandes nomes do assunto, Ed Brodow.



  • Reunir informações e estudos antes de ir para a reunião;

  • Saber ouvir e não ter medo de solicitar o que deseja;

  • Não demonstrar que depende muito do resultado positivo;

  • Olhar a transação sob a perspectiva do outro lado;

  • Não oferecer nada sem receber algo em troca.


2. Ter um perfil multicultural


O profissional de Comércio Exterior precisa ter boa cultura, bem como entender as diferenças interculturais para construir melhores relacionamentos com outros profissionais ao redor do mundo. 


Além disso, o Gestor de Comércio Exterior precisa estar atualizado em relação às notícias, acompanhar o Diário Oficial da União, ter senso analítico e visão holística.


3. Domínio de outros idiomas e da legislação do setor de Comex


Uma das principais características para o bom desenvolvimento das tarefas de Comércio Exterior é o domínio de idiomas. Isso mesmo, no plural!


Avalie suas habilidades, o mercado atual e as tendências futuras e comece a investir em cursos que lhe ofereçam essa capacidade de comunicação.


4. Conhecer bem a legislação nacional


Outro ponto essencial para quem atua em Comex é conhecer a legislação brasileira e, se possível, ter bons conhecimentos das leis do país com os quais está em negociação. 


Contudo, como é praticamente impossível conhecer todas as legislações do mundo, a saída é contar com um parceiro confiável que entenda bem das leis do país com o qual você está negociando.


Apresentamos neste post as principais características do Gestor de Comércio Exterior. Claro que essa lista pode ser ampliada com itens como criatividade, bom relacionamento interpessoal, bom humor, capacidade de trabalhar em equipe, entre outras.


De toda forma, trata-se de uma carreira muito interessante e com espaço para crescimento. 


Contudo, para que o profissional de Comércio Exterior possa executar seu trabalho com máxima eficiência, é muito importante o uso de soluções tecnológicas, como as soluções para Comex, oferecidas pela NGR Global


11 dias atrás - 15 min


Compartilhe:

INSCREVA-SE